top of page

Livros e apps

Até o momento, há dois principais grupos de obras literárias infantojuvenis que lançam mão de tecnologia de RA: os livros de RA propriamente ditos e os book apps com RA.

​

LIVROS DE RA

​

Os livros de RA são constituídos de um livro físico e de um aplicativo de RA. Nesses livros, é possível sobrepor informações digitais sobre as páginas de livros físicos através da interação com algum aparelho de interface, geralmente um aparelho celular. 

Um dos primeiros livros de AR com narrativas para crianças foi desenvolvido na Nova Zelândia, já em 2001, por Billinghurst, Kato e Poupyrev (2001), que cunharam o termo magicbook (livro mágico) para se referir a esse projeto. Desde então, esse termo continua sendo empregado por alguns pesquisadores do campo para se referir a livros de RA para crianças (Cf. Carbonell-Carrera et al., 2016), mas também no âmbito das empresas e do marketing voltado para a venda desses livros. Outro termo recorrente é pop-up digital books (livros digitais de pop up).

 

​

BOOK APPS COM RA

 

Book apps com RA são aplicativos literários dotados com recursos de RA.  Caracterizam-se como livros-aplicativos – muitas vezes chamados de livros digitais interativos, livros aumentados ou livros multimídia/hipermídia –, que incluem tecnologia de RA na composição dos textos, juntamente com recursos de animação, interatividade e efeitos sonoros. 

bottom of page